8 dicas infalíveis para prender a atenção da sua audiência

Por Dimitri Vieira*

Seu texto está disputando com um número incalculável de outros conteúdos na internet. Sim, é verdade. Mas também é verdade que é possível se destacar entre eles. A prova disso é que você acaba de encontrar o nosso.

Não tem segredo para isso. São técnicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa para prender a atenção da sua audiência e tornar seu conteúdo memorável.

Neste artigo separamos 8 dicas para capturar seu leitor de uma vez por todas. Vamos começar?

1. Entenda a sua audiência

Provavelmente você já sabe quem é seu público-alvo, os assuntos que gosta e o objetivo que tem em comum. Porém, você conhece o seu leitor? Agora, por exemplo, o que ele está fazendo?

Entender a sua audiência vai muito além da visão ampla sobre hábitos em comum. É compreender a persona para descobrir de que forma seu conteúdo pode ajudá-la.

Quanto mais você aprofundar nestes detalhes, mais ficará próximo do leitor. Com esse entendimento é possível se conectar com sua audiência, uma vez que você e ela falarão a mesma língua.

2. Converse com seu leitor

Não há nada mais desestimulante do que tentar conversar com um atendente virtual que não resolve o seu problema. Você usa todas as palavras-chave possíveis, mas a comunicação fica impossível. Essa também é a sensação do seu leitor quando há excesso de formalidade no texto.

As pessoas querem interagir com as marcas. Por isso, quando você estabelece a comunicação humanizada, demonstra à persona que a opinião dela é importante. Lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla; caso contrário, é mera informação.

Portanto, utilize uma linguagem simples para garantir essa conexão. E, por falar em conexão…

3. Crie empatia

A empatia é uma prática poderosa para criar conexão. Quando você se coloca no lugar das pessoas, consegue perceber suas dores e necessidades. A grande vantagem de criar empatia no conteúdo é que, além de aprofundar seu relacionamento com o leitor, vai descobrir quais assuntos prendem a atenção da sua audiência.

Alguns gatilhos podem ajudar você a desenvolver a empatia nos seus conteúdos, como:

  • entender como é o mundo, do ponto de vista da persona;
  • compreender quais são seus ideais e principais influenciadores;
  • identificar quais são suas preocupações;
  • perceber como o leitor reage consigo e com o meio em que vive;
  • mapear seu círculo social e profissional, entre outros.

No entanto, de nada adianta compartilhar emoções com seu leitor se você não aplicar a dica 4:

4. Ofereça soluções

A necessidade de resolver um problema é o que faz sua persona encontrar seu conteúdo. Por isso, quando ela percebe que você fantasiou demais no título, fica decepcionada.

O texto precisa abordar uma dificuldade real, que justifique o leitor investir alguns minutos preciosos de seu tempo para ler o seu conteúdo. Então, não poupe esforços para ajudá-lo. As adversidades que ele enfrenta podem ser descobertas ao analisar seu comportamento nos canais que ele acessa; por exemplo, comentários nas mídias sociais e pesquisas de satisfação.

Mas, cuidado: quando você inventa problemas ou cresce demais a situação, pode causar um efeito rebote. Uma boa solução está na próxima dica.

5. Conte boas histórias

Seu conteúdo pode até conter informações que já existem, mas tem um detalhe que ninguém é capaz de copiar: uma história única. Até mesmo os professores costumam utilizar boas histórias para despertar o interesse dos alunos e aplicar técnicas de memorização.

Porém, não estamos falando de qualquer conto. É preciso inspirar o leitor a entender a mensagem que você pretende transmitir. Sua história deve resolver um conflito interessante para o leitor.

No marketing de conteúdo, o storytelling é uma ótima maneira de prender a atenção da sua audiência ao aplicar os elementos da narrativa na construção da jornada do usuário.

E, se você aplicar a escaneabilidade no texto, sua história ficará muito mais interessante!

6. Deixe seu texto escaneável

Antes de explanar este assunto, queremos mostrar, na prática, a importância da escaneabilidade. Então, dê uma pausa nesta leitura e passe o olho rápido por todo o texto, desde o título até a conclusão. Depois, volte aqui para continuarmos.

Já olhou? Podemos continuar?

Você deve ter percebido que a estrutura do texto permitiu entender tudo que é abordado aqui, ainda que você não tenha chegado à conclusão, certo?

Sabe aquele texto que não consegue prender a atenção da audiência por mais de um minuto? Um dos grandes problemas desses conteúdos é que as informações são confusas e a leitura fica cansativa. Então, a audiência desiste de ler, e a taxa de rejeição pode despencar a visibilidade do seu texto nos sites de busca.

Parágrafos curtos, subtítulos e formatação agradável são alguns quesitos. Se você for criativo, fica melhor ainda!

7. Invista na criatividade

Observe que, na frase anterior, fizemos um gancho para entrar neste assunto. Foi uma pequena amostra do quanto a imaginação pode prender a atenção da sua audiência. Bom, se você ainda está lendo, é sinal que deu certo.

Use sua imaginação para deixar o conteúdo mais interessante. Elementos visuais são ótimos para impedir a monotonia e manter o foco do leitor no assunto. Dependendo do público, vale até brincar com alguns intertítulos e usar termos íntimos da área.

Agora, a cereja do bolo…

8. Considere a experiência do usuário

Imagine que você está pesquisando por lojas de sapato no Google. Não é qualquer sapato, é aquela marca cara que se ajusta perfeitamente no seu tamanho. De repente, encontra um anúncio com uma promoção de 50% de desconto no bendito sapato. O que você faz? Clica, lógico!

De cara, o site tem um aspecto escuro e sombrio. Você vê o sapato, mas, não consegue visualizar os modelos, nem as informações de entrega. Além disso, não sabe se aceita a bandeira do seu cartão, uma vez que não menciona as formas de pagamento. Não sei você, mas é comum usuários desistirem da compra por motivos semelhantes.

Há muitos blogs com um visual que mais espanta do que convence o usuário a tomar uma ação. Você não sabe se lê, se fecha o pop-up que abriu ou se clica no botão que pisca o tempo todo. Estressado, fecha a página do pânico e se sente em paz novamente.

Não faça isso com seu leitor. Entenda qual é a experiência dele ao navegar na sua página para identificar os motivos que o levariam a desistir da leitura.

Prender a atenção da sua audiência é mais simples do que parece. Quando você consegue se conectar com seu público por meio de um texto bonito e criativo, a visibilidade é consequência. Depois de seguir as nossas dicas, basta manter uma recorrência das suas publicações. Assim, vai conquistar sua audiência ao se tornar a grande referência para ela.

Agora, um texto superficial, com erros de linguagem, causa uma impressão tão ruim que pode comprometer sua audiência para sempre. Então, continue se aperfeiçoando ao aplicar outras 39 dicas de como escrever bem.

 

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Dimitri Vieira foi convidado pelo Literama para escrever essa peça.

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