Folhear livros de papel e ainda usar marcadores coloridos e personalizados, além de ser prazeroso, dão um charme a mais na leitura. E tem gente que não abre mão disso! Por outro lado, não podemos fechar os olhos para a tecnologia, que vem transformando – para melhor, até – esse valioso hábito.
Alguns leitores já utilizam dispositivos de leitura eletrônica. De forma simples e fácil, é possível baixar quantos livros desejar, sem fazer volume ou pesar na bolsa. Além de serem utilizados em smartphones e tablets, é possível encontrar aparelhos exclusivos para livros digitais, também conhecidos como e-readers. Eles são ótimos porque armazenam apenas obras literárias e ajustam a iluminação da tela para proporcionar conforto visual ao leitor em qualquer ambiente.
Outra vantagem dos dispositivos de leitura é que eles podem ser baixados em vários tipos de aparelho, como o próprio celular, sem gerar a preocupação de esquecê-lo em algum lugar, como acontece com o livro físico. Sem contar que, nos eletrônicos, não precisamos passar dias e dias de ansiedade esperando a encomenda chegar pelo correio. Os e-books são instantâneos: é só clicar, comprar e usufruir do conteúdo.
Se você quer ter acesso a todos os tipos de obras literárias e, em especial, os lançamentos, no formato eletrônico, veja quais dispositivos de leitura pode utilizar para essa finalidade:
Kindle
Há quem pense que o Kindle é apenas o e-reader da Amazon, mas não se engane: mesmo que você não possa pagar pelo dispositivo, basta baixar o aplicativo que está disponível para Android e IOS e ler todos os livros comprados pelo celular, tablet ou computador.
A plataforma Kindle funciona assim: você pode comprar os títulos que deseja em um catálogo de milhões de livros nacionais e estrangeiros, ou ler uma amostra grátis de qualquer e-book antes de efetuar o pagamento. Se assinar o programa Kindle Unlimited, atualmente por R$19,90 mensal, dá para ler todas as obras incluídas nessa categoria gratuitamente, em um sistema de “empréstimos”.
Aí, com a tecnologia Whispersync da Amazon, é possível sincronizar automaticamente seus livros entre os vários dispositivos que você tiver, incluindo os mais populares smartphones, tablets e computadores. Desse modo, é possível continuar a leitura em um aparelho diferente e ainda acessar a obra exatamente de onde você parou.
Google Play Livros
A ferramenta de vendas de livros digitais da Google oferece mais que comércio de e-books. O app disponibiliza outras opções, como leitura e acesso à biblioteca no modo offline, acesso a traduções, pesquisa de termos e uso de dicionário, além da marcação de texto.
Tudo isso dentro de um software amigável, dinâmico e intuitivo.
Kobo Books
O aplicativo Kobo Books é uma biblioteca com mais de 4 milhões de títulos, incluindo best-sellers, livros premiados, lançamentos, clássicos e títulos promissores.
Além das obras literárias, a Kobo também disponibiliza em seu catálogo revistas, HQs e histórias infantis, agradando a todos os tipos de leitores.
Com o aplicativo é possível personalizar a experiência de leitura, definindo o tamanho e estilo do texto, modo noturno para facilitar a leitura em ambientes mais escuros e bloqueio da tela no modo retrato ou paisagem, para não correr o risco de mudar de formato se o dispositivo mudar de posição.
PocketBook Reader
O PocketBook Reader é um aplicativo de interface exclusiva, rápida e amigável desenvolvido para proporcionar as opções mais práticas para uma leitura prazerosa.
O app, além de ter acervo próprio, contém diversos formatos de leitura, como PDF (Adobe DRM), EPUB (Adobe DRM), DjVu, TXT, FB2, FB2.zip, CHM, html (basic), RTF e Comics Books. Ou seja, dá pra ler de tudo através do aplicativo.
E, para completar, o PocketBook Reader permite que você personalize sua experiência de leitura ao ajustar o tamanho do texto e escolher layouts e cores. Você também consegue virar e rolar páginas deslizando o dedo ou tocando nos cantos das telas, entre outras funcionalidades.
Aldiko
O aplicativo Aldiko permite baixar e visualizar milhares de livros diretamente para a tela do seu celular. Os títulos disponíveis para download são, em sua maioria, gratuitos, incentivando o leitor a transformar o smartphone em uma verdadeira biblioteca.
Um diferencial desse app é que ele permite importar e-books no formato ePub, CBZ ou PDF para a plataforma, o que melhora consideravelmente a experiência do leitor. Através do seu suporte integrado para bibliotecas públicas, permite a navegação no ambiente e o empréstimo de livros de várias delas pelo mundo.
Antes de sair…
Em tempos de smartphones e tablets, continuar com a leitura em dia ainda é possível – e, a partir de dispositivos de leitura excelentes, também pode ser bem econômico. Então, escolha o aplicativo que mais te agrada e comece ainda hoje a desbravar o universo literário e tecnológico que te espera no mundo dos bits e bytes!
Conhece algum app ou dispositivo que não está nessa lista? Deixe aí nos comentários!
Deixe um comentário