O que é o Literama?

Por L.L. Menini
Laís Literama

Oi! Se você está chegando agora nesse bloguinho lindo, esse é o post de explicação sobre o que é o Literama, como ele vive e como se reproduz.

O Literama é um site voltado para dois tipos de pessoa. O primeiro tipo é formado por pessoas que amam ler e gostam de conferir, na internet, as resenhas, dicas de leitura e outras novidades sobre o universo dos livros. Aqui tentamos não fazer críticas – mesmo porque, como diz o rei Stephen,

“Boa parte da crítica literária serve apenas para reforçar um sistema de castas tão antigo quanto o esnobismo intelectual que o alimenta”. (Sobre a escrita)

Aliás, a missão do Literama é tornar a literatura atraente e acessível a todos os cidadãos brasileiros alfabetizados. Para isso, precisamos destruir o tal elitismo literário que permeia nossa cultura desde a chegada das caravelas.

Por isso, criticar com viés elitista é uma coisa que não vai ter aqui! O livro pode ser erudito, popular, de publicação em editora chique ou independente, que o que tiver que ser dito será dito com objetividade, simplicidade e um belíssimo senso de divertimento. Prometo!

Um blog para leitores… e escritores também!

O Literama também é um blog para escritores, esse grupinho que não se contenta em viver apenas uma vida: precisa ter várias, ser várias e encontrar milhões de aventuras, seja criando ou adotando personagens.

Dessa forma, quero chegar bem perto tanto de quem produz o que imagina ou imagina novos caminhos para o que outros já criaram. Em outras palavras, para quem produz originais ou fan fics. Inclusive, até já coloquei um pedacinho de fan fic minha aqui no blog.

#mimacher ;p

O que queremos e o que podemos

O Literama nasceu para ser o maior blog brasileiro de literatura. Ponto. Para isso, vou trabalhar arduamente na criação dos melhores conteúdos, parcerias e valorizando, sempre, a interação entre a gente.

Esse blog não é um monólogo, é um diálogo. Além de estar de ouvidos em pé para ouvir o que você tem a dizer, o Literama também é um espaço democrático para todos aqueles que gostem de escrever sobre literatura, na condição de escritor ou leitor.

Quer fazer uma resenha, reflexão, mandar uma dica de leitura ou analisar alguma obra do seu jeito? Me chama no probleminha (mais conhecido como “aba de contato“) que eu te publico.

O Literama não tem a obrigação de salvar o mundo, mas se ajudar alguém a perceber que só o conhecimento é capaz de desconstruir fronteiras e criar soluções, terei feito meu papel de blogueirinha. 😉

A partir de hoje, prepare-se para encontrar artigos feitos com muito carinho para o deleite de quem ama a literatura e se inspira nessa ferramenta para deixar a vida um pouco mais divertida, não importa quão sofrida ela seja.

E quem raios sou eu?

Meu nome é Laís Menini e poderia muito bem colocar uma minibio bem aqui, nesse espacinho… mas por que escolher textinho se a gente pode fazer textão, não é mesmo?

Clique aqui para me conhecer melhor.

Se, depois disso, você tiver algo a me dizer, fique à vontade!

Deixe um comentário ou mande um e-mail para mim: amoler@leiterama.com.br (ou, simplesmente, clique aqui).

Sinta-se em casa, porque, além de blog, o Literama é o canto de quem já viaja pelo tempo e espaço desde quando Elon Musk ainda usava chupeta.

E boa leitura. 😉

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!