O que são gatilhos mentais e como utilizá-los

Por Dimitri Vieira*

Sabe aqueles momentos em que você não sabe bem de onde veio uma decisão rápida? Podem ser os gatilhos mentais fazendo com que você tome atitudes baseadas no que o seu inconsciente quer.

Há muito tempo se estuda comportamento do consumidor e, a partir desses estudos, é possível encontrar respostas para as tomadas de decisões dos seres humanos. É aí que entra o marketing, usando dessas explicações para atrair os clientes.

Continue a leitura e saiba tudo sobre gatilhos mentais e como usá-los nas suas estratégias de escrita.

O que é gatilho mental?

Chamar atenção da sua persona exige muita entrega, pois é preciso entender suas preferências e o caminho para chegar até ela. É por isso que os gatilhos mentais devem estar presentes nos seus conteúdos a partir de agora.

Eles são incentivos usados no Copywriting para ativar partes do nosso cérebro capazes de tomar decisões rápidas e inconscientes, e você pode usar deles nos seus textos com objetivo de atrair mais leitores.

As tomadas de decisões são feitas por emoção, em sua maioria. É necessário fazer a pessoa sentir que a escolha de ler o que você escreveu é a certa, mesmo sem muitas explicações da parte dela para isso. Apenas usando dos próprios sentimentos.

Por que usar gatilhos mentais?

A quantidade de conteúdos consumidos durante o dia é enorme. Marcas e escritores disputam por espaço. Mas será que todo mundo está por dentro das estratégias de marketing de conteúdo? Para sair na frente é preciso adotar esse termo.

Dentro de um texto na internet é preciso entender muito mais sobre comportamento para atrair os leitores. Não é tão simples quanto colocar uma imagem onde são utilizados recursos que atraem rapidamente os olhos. É preciso encantá-los com o título e manter o fluxo de leitura com conteúdo rico e de qualidade.

No conteúdo web é indispensável encantar antes mesmo de abrirem seu post. É por isso que, além dos gatilhos mentais, usamos algumas outras técnicas de escrita, aliadas ao SEO, tais como:

E os gatilhos mentais estão aí para complementar um conteúdo  capaz de fazer a sua marca se diferenciar nos buscadores. Veja agora mesmo quais são as expressões mais importantes de uma estratégia:

1. Escassez

Você quer muito um livro e está esperando para comprá-lo, já que ele está sempre em falta no estoque das melhores livrarias. Agora ele entrou em promoção e você nota, pelo anúncio, que restam apenas duas unidades.

Nesse momento o gatilho da escassez é ativado e você fica com medo de perder mais uma oportunidade. Afinal, é um livro que espera há muito tempo.

É bem provável que seu cérebro sinta que vai ficar mais alguns meses sem aquele exemplar incrível e a compra é feita quase que instantaneamente , já que você não quer correr riscos. 

Escassez dentro do marketing de conteúdo diz respeito ao estímulo da sensação de medo de ficar sem algo. Ele pode ser o empurrão que faltava para o cliente comprar aquele produto (ou serviço) que vem ofertando a tanto tempo.

Exemplos de escassez:

  • vagas limitadas;
  • últimas vagas;
  • últimas unidades.

2. Novidade

Assim como a escassez, a novidade também mexe com o cérebro humano. Não é à toa que em todo lançamento da Apple as pessoas fazem filas dias antes para garantir a compra.

Mas não é apenas a Apple que é capaz de despertar esse interesse no público. Use isso a seu favor. Crie uma série de blogposts nova no seu site e antecipe a leitura por meio do e-mail marketing, por exemplo. Dificilmente seus clientes vão ignorar uma novidade que a sua marca tem a mostrar.

Exemplos de novidade:

  • curiosidades sobre um livro;
  • conteúdo exclusivo;
  • pré-venda exclusiva.

Novidade aliada à experiência do usuário lhe dá a chance de encantar ainda mais o seu público. Experimente!

3. Urgência

No mesmo grupo de gatilhos mentais de escassez e novidade está a urgência, que é o sentimento análogo e iminente de ficar sem alguma coisa.

É por isso que existem promoções como a Black Friday, com apenas um dia de descontos nunca vistos antes.

Exemplos de urgência:

  • só hoje;
  • apenas um dia;
  • contagem regressiva;
  • agora!;
  • imediatamente!;
  • você vai querer ficar fora?.

4. Storytelling

Outro gatilho mental poderoso em textos para web é o storytelling, que é o ato de inspirar, encantar e convencer alguém a partir de uma história. Quanto mais próxima da realidade do leitor estiver a sua narrativa, mais chances de atraí-lo você tem. Isso desperta a sensação de bem-estar.

Ao contar uma história que se assemelha a dele você estimula a sensação de pertencimento, como naqueles artigos em que você pensa: isso foi escrito bem pra mim, na hora certa! 

Mas não confunda inventar histórias comoventes para atrair leitores com storytelling. As histórias das marcas já existem, é preciso apenas saber expressá-las por meio de uma boa história. Deixe as invencionices apenas para a ficção. 

5. Prova Social

O ser humano tem a necessidade de reconhecimento social. Não gosta de ser excluído. Use isso a seu favor na hora de inclui-lo na sua lista de e-mails, no seu grupo fechado no Facebook ou Whatsapp, por exemplo.

O gatilho mental da prova social é como o filtro de criança que ressuscitou o Snapchat nas redes sociais: todo mundo quis usá-lo. Todos queriam saber como era sua versão infantil, mesmo que essa não se parecesse com a realidade, apenas para fazer parte do hype do momento.

Outro exemplo de prova social são as séries e todo o burburinho que elas geram nas redes sociais.

Exemplos de prova social:

  • x pessoas estão usando;
  • faça parte de um grupo com mais de xx profissionais;
  • x pessoas já compraram, veja os depoimentos.

6. Porque

Outra forma de usar o comportamento estudado previamente dos seus leitores é aplicar os motivos semelhantes aos que eles tem e atraí-los a partir daí.

“X razões pelas quais você precisa adquirir um curso de escrita” é um bom exemplo de como usar o seu texto para atrair e, ainda, converter em uma compra do curso.

 

Todos os gatilhos mentais apresentados têm relação com comportamento do consumidor. Além deles, há outras formas de conhecê-los e cativar a atenção deles, como pesquisas, geração de persona e enquetes nas redes sociais, por exemplo.

Para seguir aprendendo, confira esse material incrível sobre escrita persuasiva e melhore seus textos agora mesmo.

***

Dimitri Vieira foi convidado pelo Literama para escrever essa peça.

Quer falar por aqui também? Entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!