Perfis literários para seguir no Instagram

Pra quem gosta de livro, o Instagram é um prato cheio: as novidades chegam primeiro lá, as fotos são bonitas e as legendas, muitas vezes, trazem uma resenha curtinha, porém completa, sobre a obra em questão.

Eu sigo perfis literários desde muito antes de pensar em Literama – e o nosso feed, por lá, é propositalmente padronizado. Dois são os motivos: não sei fazer fotos lindas (ainda) e acredito que, ainda que não seja através de posts artísticos de superprodução, o recado é dado.

Isso que importa.

Mas, eu sei, Instagram é lugar de ver foto linda, mesmo – e provavelmente essa é a característica que te atraiu até esse artigo. Então não vou te decepcionar. Selecionei os perfis literários que eu mais curto no Instagram e espero que você me sugira alguns mais. 🙂

10 perfis literários que eu amo

O título já diz: que eu amo. Ou seja, é uma lista bem subjetiva, e está absolutamente incompleta. Se eu fosse colocar todos os perfis literários que adoro por aqui, você ficaria umas quatro horas dando scroll na página.

Então, vamos combinar assim: aqui vão os dez primeiros e, se houver pedidos, faço outras listas mais.

Se floppar, essa condição nunca existiu. ;p 

PS: tá em ordem alfabética de arrobinhas para não fazer nenhum “ranking”. Acho todos igualmente apaixonantes.

Folded pages distillery – Hikari

Pensa. Em. Um. Feed. Lindo.

Daqueles que você pensa: putz, eu podia ter feito isso antes…

Mas completa o raciocínio com: sem chance, eu não seria capaz de tirar essas fotos!

O Folded Pages Distillery tem fotos artísticas, criativas, lindas, cheias de cor e texturas. E sempre que eu vejo uma foto com meias, eu já quero todas. Essa é a parte “ruim”: esse perfil faz a gente querer comprar tudo! ;p 

Arrobinha para seguir: @foldedpagesdistillery

Marque uma página – Rafaela Polo

Conheci o trabalho da Rafaela quando ela trabalhava na Cosmopolitan (#saudades), responsável pela coluna sobre literatura. Tive a sorte e a honra de participar de um dos clubes de leitura da revista, por três meses. 

A experiência serviu para discutir boas obras femininas e para ver que a Rafa não está pra brincadeira. Ela ama livros de verdade – e nem vou começar a falar sobre o amor dela por Harry Potter!

Marque uma página tem blog (ma-ra-vi-lho-so) e, claro, a

Arrobinha para seguir: @marqueumapagina

Nane and her books – Elaine 

Não faço ideia de onde achei o perfil da Nane, mas adoro as postagens. As fotos são criativas e as legendas são fluidas, como se ela estivesse papeando com a gente por WhatsApp. 

Fora que, se tiver um concurso de bookgram com cabelo mais bonito, ela ganha. ;p 

Arrobinha para seguir: @naneandherbooks

Paty Cozer

A Paty é visceral. A conheci em um curso de escrita criativa, lá em Floripa, e só passamos um dia juntas. Contudo, a sensação que eu tenho é a de que a conheço tem anos. Ela é uma das melhores pessoas da Terra e suas postagens sempre geram uma reflexão.

Às vezes dói, e isso deixa a coisa toda ainda mais linda.

Aqui pelo Literama você vai encontrar várias resenhas dela!

E tá com podcast, viu, gente? O link tá na bio do Insta dela.

Arrobinha para seguir: @pattycozer

Read with Kat – Katharine Scrivener

Mais um perfil gringo pra morrer de amores.

Kat é escritora, blogueirinha no From A to Pink, coordenadora de clube de livro e tem fibrose cística. Essa última característica, inclusive, ela trabalha dentro das redes, advogando por novos tratamentos e contando, em detalhes, como é viver com a doença.

O feed dela é uma enxurrada de boas dicas de leitura.

Arrobinha para seguir: @readwithkat

Resenhando por Marina – Marina Mafra

Marina é blogueira, escritora, influencer e muitas coisas mais. No Resenhando ela – e um time incrível de colunistas – fala sobre filmes, séries e livros. Ou seja: só o melhor da vida.

O livro dela, De Repente Esclerose, é uma descoberta recente minha – e já quero. 

Arrobinha para seguir: @resenhandopormarina

Retipatia – Renata Borges

Conheci a Rê quando ela estava selecionando novas parcerias para as resenhas do blog Retipatia, que é lindo de viver. Já na troca de e-mails sobre esse assunto percebi que não dá pra conhecer essa mulher e não fazer dela uma friend.

Ela tem delicadeza, um olhar fotográfico artístico e perícia para falar de livros. Adoro bater papo com ela porque as opiniões dela sobre as obras sempre me ensinam uma coisa a mais. 

Arrobinha para seguir: @retipatia

Riverhead Books

A Riverhead Books é uma editora gringa que, dentre outros trabalhos, publicou Sobre os ossos dos mortos, da Olga Tokarczuk, a mais recente ganhadora do Nobel de Literatura.

As fotos do feed são divertidas e muito inspiradoras, principalmente pra gente que, assim como eu, quer aprender a tirar fotos mais legais pro Insta. ;p 

Arrobinha para seguir: @riverheadbooks

Sobre o escrito – Mickael Barbieri

Eu não sei desde quando eu ouço o Mickael no rádio, mas quem é de BH sabe que a voz dele é inconfundível. Que sorte ele ser amante de livros!

O Mickael tem canal no YouTube, que é totalmente excelente, e posta fotos de suas aventuras (literárias ou não) em vários lugares legais. 

Mickael, deixa eu te pagar um sorvete! #vemsermeufriend <3

Arrobinha para seguir: @sobreoescrito

Uma certa Gabi – Gabi Barbosa

A Gabi é uma das pessoas mais fofas, fortes e inteligentes que já conheci. Segui-la no feed é um alento diário. Suas palavras, fotos, aventuras acadêmicas e literárias e seu senso aguçadíssimo para moda dão um quentinho no coração.

Como não podia deixar de ser, o blog dela é uma delícia – e muito lindo.

Arrobinha para seguir: @umacertagabi

Gostou da lista?

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido as sugestões e, principalmente, que me indiquem novos e incríveis perfis literários a seguir aqui nos comentários. 

Afinal, quem disse que precisamos nos limitar a somente dez? 😉

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!