Resenha: Terra em Chamas

Por Viviane Fontes

No quinto livro das Crônicas Saxônicas, Terra em Chamas, encontramos Uhtred já um homem maduro, acima dos 30 anos, respeitado pela reputação criada nas batalhas que venceu.

Mas, mesmo sendo temido pelos inimigos e considerado líder pelos exércitos saxões, ainda há certa relutância por parte do rei Alfredo em reconhecer publicamente a importância do senhor da guerra para seu reinado.

Em Terra em chamas o leitor observa que a aparente fragilidade da princesa Aethelflaed, na verdade, camufla a perspicácia de uma mulher jovem. Inteligente como o pai, ela é capaz de cativar e convencer homens a segui-la. Aos poucos Aethelflaed se torna uma figura respeitada e admirada pelo povo de Mércia, terra do marido, que apenas deseja encontrar um jeito de anulá-la.

Quanto a Uhtred, mais uma vez sua presença é solicitada para liderar homens de Wessex contra um novo inimigo dinamarquês, Harald Cabelo de Sangue. O inimigo tem a companhia da mulher, Skade, uma feiticeira cruel e sedutora, que aterroriza os homens ao seu redor. Para a luta, ele deixa Gisela e os filhos em Lundene, onde ficou depois de conquistar a cidade, e parte para uma nova jornada.

Mais de Terra em Chamas

Após cumprir sua missão, de volta a Wessex, um novo acontecimento o coloca em conflito com Alfredo. Agora, porém, Uhtred quebra o juramento que fez ao rei há anos e resolve voltar para o norte. Decidido a retomar Bebbanburg, reencontra o amigo Ragnar, que vivia sossegado em Dunholm após vingar a morte do pai e matar Kjartan.

Longe do controle de Alfredo, e sem homens suficientes para atacar a fortaleza de Bebbanburg, Uhtred se aventura com sua tropa em busca de um tesouro pelas Ilhas Frísias. O desafio é arriscado e perigoso, mas ele sabe que, para conseguir atrair guerreiros que possam lutar ao seu lado, é necessário ouro e prata.

Mas o destino, amigos – e Uhtred sempre soube disso -, o destino é inexorável, e apenas as três fiandeiras o conhecem. E mais uma vez seus planos para matar o tio e retornar ao seu lar é adiado. Um juramento feito anos antes, não à Alfredo, mas à filha dele, Aethelflaed, o coloca a caminho da Mércia onde encara um velho conhecido, Haesten.

Talvez esse tenha sido, até aqui, um dos mais difíceis confrontos enfrentados pelo senhor da guerra. Mas Uhtred tem ao seu lado guerreiros destemidos e leais para continuar conquistando vitórias nas páginas de Crônicas Saxônicas.

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!