Você tem um cantinho de leitura?

Essa é uma entrevista - e não um publipost
cantinho de leitura

Assim como grande parte da população que não chegou aos 40 e não ficou milionária antes dos 30, moro de aluguel. Essa alternativa me dá poucas opções de adaptação e reforma do espaço e atrasa muito meu projeto de ter um cantinho de leitura. 

Mesmo assim, sigo sonhando. Busco referências aqui e ali, tento imaginar onde e como aqui em casa eu conseguiria fazer esse espaço para leitura (à prova de pets, inclusive) e, principalmente, como encontrar uma identidade para ele.

Acredito que um cantinho de leitura tem que ter a cara de quem o vai utilizar, até porque, se tudo der certo, vai ser um lugar onde a gente passa muito tempo… 

Desde que encasquetei com a ideia de fazer meu cantinho de leitura, mesmo em um apê alugado, de 60m2, várias dúvidas surgiram.

Por exemplo: onde planejar esse espaço? O que ele precisa ter? Como escolher o melhor sofá/poltrona/cadeira? Qual é o tipo de luz ideal para o cantinho de leitura? E o que não pode ter, de jeito nenhum, se quero conservar os livros?

Os questionamentos práticos nos conduzem a outras questões, como investimento ($$$) e otimização do espaço para a sua finalidade. É aí que, pelo menos para mim, o bicho pega.

Decorar seu cantinho de leitura é uma tarefa… sua?

Conheço gente que otimiza espaços por conta própria e deixa a casa inteira com um visual estiloso. Eu não sou uma dessas pessoas. Há algum tempo, eu seria a figura que compraria vários móveis e veria no que dá. Hoje em dia eu penso diferente, graças à Marie Kondo e meus estudos sobre minimalismo.

Dentre seus muitos benefícios, isso é ótimo para minha contenção de gastos: tenho coceira só de pensar em sair para comprar móveis (e outras coisas) por impulso. Enquanto isso, vou buscando referências, juntando um dinheirinho e contando com a little help from my friends

Esse ano conheci a Camila e a Amanda, duas arquitetas incríveis aqui de Belo Horizonte, e falei para elas sobre meu projeto do cantinho de leitura. Nós até chegamos a discutir sobre um espaço ou outro do apê, mas acabamos deixando a ideia em espera (talvez para o próximo imóvel).

Minha única certeza é que farei meu cantinho de leitura com elas.

Elas têm o Uma Arquitetura e o portfólio é de babar, mostrando que todo investimento em quem conhece do assunto vale a pena. Melhor do que sair comprando um monte de coisas e acabar criando um cantinho de bagunça é apelar para um olhar profissional que vai entender o que queremos e transformar o que tá aqui na cabeça em realidade.

Se você for que nem eu, que não tem talento para mexer com design de interiores, talvez seja melhor chamar alguém que tenha antes de abrir a carteira!

Dicas de profissionais para seu cantinho de leitura 

Pensando que pode ter por aí muita gente que quer ter um cantinho de leitura, mas não sabe nem como começar, com quem contar ou qual é o investimento médio desse tipo de projeto, fui atrás da Camila e da Amanda para trazer umas dicas aqui no blog.

Eis o resultado do nosso bate-papo:

Do ponto de vista da arquitetura, por que ter um cantinho de leitura? Por que não ler na cama ou no sofá da sala?

A leitura é um hábito que nos permite um momento individual, uma desvinculação do mundo externo. Ambientes como salas e quartos podem nos distrair com várias outras informações visuais e tarefas paralelas.

É aí que entra a importância de um espaço para cada função.

Por exemplo: se você lê no quarto, fica mais propenso a dormir, ou com mais preguiça de se engajar na leitura. Na sala, barulhos da TV e dos outros moradores podem te desconcentrar. Então, sempre que possível, o ideal é ter um cantinho de leitura, por esse ser um espaço especial, dedicado a esse momento.

E onde planejar esse espaço?

O melhor é dedicar o cantinho de leitura a um espaço com boa iluminação natural (você vai precisar) e pouco ruído. 

[Nota pessoal: se você, como eu, mora em uma rua que tem igreja cantante, bar de karaokê, animados jogadores de truco e a maior avenida da cidade, ter um abafador de ruído pode ajudar bastante.]

Qual é o checklist do cantinho de leitura?

A parte das estantes e dos quadros fica a cargo do gosto pessoal, mas o que tem que ter, de qualquer jeito, é um assento confortável e móveis e paredes com cores que trazem sensação de tranquilidade. Verde, azul e tons neutros são alguns exemplos.

Por outro lado, evite com todas as suas forças fazer o espaço de leitura em um ambiente fechado e sem ventilação, com umidade e exposição intensa ou direta ao sol. E, sempre que possível, manter os livros na posição vertical, para que o peso de uns não estrague os outros. 

E como escolher esse assento confortável? 

É importante que o assento, seja ele uma cadeira, sofá ou poltrona, seja ergonômico e priorize a postura. Como cada pessoa tem uma necessidade diferente nesse “setor”, é bacana fazer o teste individual do móvel – e, sempre que possível, antes da compra. 

espaço de leitura

O assento perfeito para o cantinho de leitura tem, para quem vai utilizá-lo, a altura ideal do assento ao piso (os pés devem tocar o chão), dos braços, o apoio da cabeça. Entre conforto e beleza, priorize o conforto!

Qual é o tipo de iluminação indicado ao ambiente de leitura?

A luz natural é sempre melhor (sem exposição direta ao sol, lembre-se). Na impossibilidade de ter esse recurso, e para ler à noite, escolha uma luz difusa e amarelada. 

E quanto custa um cantinho de leitura?

Essa é a pergunta mais difícil de responder! Afinal, o valor final do projeto vai depender de inúmeros fatores. Cada projeto de arquitetura de interiores demanda uma análise do espaço, já que cada ambiente tem características bem distintas.

Antes de sair…

E você, já tem um cantinho de leitura pra me mostrar? Super econômico ou riquíssimo? Coloca a foto no Instagram e marca o @literamaoficial para eu dar uma olhadinha!

Ah, por falar em Instagram, siga a Amanda e a Camila no perfil Uma Arquitetura – e tente resistir a fazer uma reforma completa! Esse não é um publipost, mas recomendo muito as meninas e sei que elas fazem projetos a distância nesse ano maluco da quarentena. Que tal entrar em contato?

Até a próxima!

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!