Por Dimitri Vieira
Storytelling é usar uma narrativa para mostrar os valores, a visão e o que inspira uma marca com auxílio de técnicas visuais e literárias para envolver o consumidor e gerar identificação a partir das emoções despertadas.
A arte de contar histórias é tão velha quanto a humanidade, mas são poucos os exemplos de storytelling que são lembrados. Muitas empresas e pessoas experimentam esse recurso, mas nem todas elas são bem-sucedidas.
Uma boa história precisa, antes de tudo, atrair o leitor, ouvinte ou espectador para o que se tem a oferecer. E depois deve convencê-lo de que quem conta a história é a pessoa mais apropriada para entregar resultados.
Mas, então, quais são os exemplos de storytelling que conseguiram tudo isso com maior destreza? Confira com a gente!
#1 Intel
Talvez você não saiba, mas a Intel existe há tanto tempo quanto a computação que conhecemos. Muito antes de produzir os chipsets que vemos em nossos computadores, a multinacional criava circuitos integrados e, em 1972, criou um dos primeiros microcomputadores do mundo.
Com toda essa história, não é de se admirar que ela tenha se valido do storytelling para atingir o público. Ao contar a história da marca pelo Instagram, a Intel sempre priorizou imagens marcantes dos momentos revolucionários de que a empresa participou, combinadas com mensagens poderosas
Eles fizeram isso em uma publicação que mostrava Ruth Lichterman Teitelbaum, uma das cinco mulheres responsáveis por programar o primeiro computador, no Dia das Mulheres. E continuam no mesmo caminho, tanto na hora de mostrar as inovações quanto quando querem documentar o passado.
Os paralelos traçados pelo perfil da Intel na rede social mostram que ela fez parte das revoluções que moldaram o mundo como conhecemos e que está mais presente em nossas vidas do que imaginamos.
#2 Always
A menarca é um símbolo da maturidade de uma mulher, mas o papel feminino na sociedade é muitas vezes representado negativamente. Vistas como o “sexo frágil”, as meninas podem se sentir inseguras ao atingir esse ponto da vida e a Always, marca de produtos femininos, tomou para si o papel de mudar essa narrativa.
Tudo começou com a hashtag #LikeAGirl, que tinha o intuito de mostrar que as meninas não precisam corresponder às expectativas da sociedade e podem ser quem quiserem. O vídeo para YouTube contava a história de várias garotas ao redor do globo e de como elas mudavam a perspectiva do que é ser mulher.
A campanha foi um sucesso tão grande que hoje é comum ver por aí pessoas e marcas se apropriando da frase, por exemplo, em camisetas que dizem “Lute como uma garota”.
#3 Land Rover
Vanishing Game é o nome de uma das campanhas de storytelling mais bem-sucedidas do mundo. Ela contempla com muita clareza a ideia de contar uma narrativa e utiliza apenas alguns minutos para isso.
Ao criar um thriller de aventura, com cinematografia, animação, trilha sonora e narração dignas de filme, a marca também incluiu interações que faziam com que a história fosse diferente para cada um que a assistia.
Clicando em palavras-chave incluídas no vídeo e nas imagens, o interlocutor ia para cenas diferentes, em que o carro percorria a trilha que ele escolhesse. O vídeo combinava isso com a experiência de donos de Land Rovers, coletadas com uma hashtag nas redes sociais.
Ao longo de todo o storytelling ficava clara a mensagem da marca e a reputação que ela alcançou entre seus clientes como o melhor veículo off-road do mercado. O resultado foi um vídeo complexo e imersivo, como o de toda boa história deve ser.
#4 Zendesk
Zendesk é um software de atendimento e suporte para clientes. Criado há poucos anos, ele passou a fazer parte da rotina de empresas, criando relacionamentos entre consumidor e marca e proporcionando interações melhores entre eles.
Na campanha baseada em storytelling criada pela marca vemos algo bem diferente do comum, que foi chamado pelos especialistas de anti-storytelling. O vídeo mostra como uma banda fictícia, frustrada com o fato de que uma marca de suporte ao cliente “roubou” o nome deles, passa a precisar dos serviços para manter suas carreiras.
#5 Dove
A Dove é uma das empresas mais experientes na utilização do storytelling. Isso porque, desde 2005, suas campanhas se concentram na ideia de “pessoas reais” e não de modelos contratados para promover os produtos, focando em anúncios bastante próximos do que vemos no dia a dia.
Na campanha “Retratos da beleza real”, de 2013, a Dove contratou um artista forense para desenhar mulheres em duas situações: descritas por estranhos e por elas mesmas. O resultado foi que, na comparação entre os dois desenhos, as personagens sempre se viam menos belas do que os demais e se definiam com características menos precisas.
O filme se tornou um viral rapidamente e deu abertura para a criação de uma porção de vídeos, que foram baixados por mais de quinze milhões de pessoas. A ideia era mostrar que a marca é feita para pessoas como eu e você e não para modelos com padrões inalcançáveis.
Outra das brilhantes iniciativas da Dove foi a campanha “Men Care”, que retratava um militar que, há muito tempo longe da família, sentia saudade de seu filho. A empresa usou a oportunidade para levar a criança até o pai, contando a história de vida dessas pessoas em um vídeo curto no qual, em momento algum, são mencionados seus produtos.
A ideia de trazer o homem para o centro da campanha, às vésperas do Dia dos Pais, foi bem-sucedida. Eles encontraram um problema (menos clientes homens do que outras marcas de sabão e xampu) e deram a ele uma solução, aproveitando-se do timing perfeito para que o storytelling pudesse emocionar o público.
#6 Google
É claro que uma das empresas mais populares do mundo não poderia ficar de fora dessa lista. Com um vídeo com mais de 100 mil likes, o Google trabalhou a história de como a marca muda a vida das pessoas. Utilizando uma família indiana como protagonista, a marca narra como a história de toda uma família pode ser encontrada na internet e como é fácil conhecer melhor seus ancestrais utilizando a ferramenta.
O storytelling é emocionante e nos mostra como a tecnologia passou a fazer parte de cada passo de nossas vidas e o quanto o Google facilita a vida das pessoas e a conexão entre elas.
#7 Nike
A Nike faz algumas das peças de marketing mais inspiradoras do mundo. Na campanha Equality (Igualdade, em inglês) ela cria uma história que mostra como a marca é capaz de fazer mudanças positivas.
Ela se conecta com a audiência mostrando que usar produtos da Nike é fazer parte de uma revolução, um movimento coletivo em que todos têm um papel importante na história da marca – e devem mostrar isso nas redes sociais.
Marcas bem-sucedidas têm storytelling em seus DNAs e entendem o valor de escrever uma boa narrativa para transmitir ideias e sensações aos clientes. Na lista que apresentamos aqui, todas têm uma coisa em comum: o fato de que as histórias sempre são emocionantes e nos enchem de vontade de compartilhá-las com nossos amigos.
E aí, ficou inspirado e quer contar histórias tão significativas quanto estes exemplos de storytelling? Faça o Minicurso da Rock Content e aprenda tudo que é preciso para criar narrativas de alto engajamento!
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Dimitri Vieira foi convidado pelo Literama para escrever essa peça.
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