A maternidade é um momento muito esperado pelas mulheres, que causa uma mudança significativa na vida de todas elas, principalmente nas mamães de primeira viagem. Embora a natureza se encarregue de tudo, é normal sentir insegurança durante a gestação e após o parto.
Afinal, são muitas as dúvidas em relação à transformação do próprio corpo, alimentação, relacionamento com o bebê, amamentação e todos os outros assuntos que envolvem essa fase tão especial.
Para sanar as dúvidas durante a gestação é importante consultar especialistas e fazer o pré-natal direitinho, em primeiro lugar. Mas ler também faz bem, né? E existem 5 títulos que são indispensáveis para acalentar o coração das mamães de primeira viagem.
Vamos a eles?
O diário de bordo do parto
O Diário de bordo do parto é um guia prático sobre os tipos de partos existentes. Com uma linguagem didática e moderna, o livro traz informações, dicas e caminhos para que a futura mamãe e sua família lidem com as diversas situações desse período sem muita turbulência – se for possível, é claro!
Com diagramação diferenciada, a obra traz depoimentos de especialistas renomados em diversas áreas da medicina e da psicologia, contando também com a participação de famosos que já enveredaram pelo caminho da maternidade e da paternidade.
O que esperar quando você está esperando
Um clássico quando o assunto é o universo da maternidade, O Que esperar quando você está esperando aborda vários temas importantes para as mamães de primeira viagem. Dentre os principais assuntos estão as mudanças hormonais, nutrição para manter a gestante e o bebê saudáveis, cuidados no primeiro trimestre da gravidez, amamentação e muitas outras curiosidades desse momento singular.
Com respostas tranquilizadoras, o livro é um guia completo que trata desde a fase do planejamento da gestação em si até o pós-parto. Claro e abrangente, o guia acompanha mês a mês todas as fases da gravidez, trazendo informações sobre a escolha do médico, os planos de parto e os direitos das gestantes.
Em junho de 2015, O Que esperar quando você está esperando se tornou o livro a se manter mais tempo na lista de mais vendidos do New York Times.
Como não ser uma mãe perfeita
Embora não haja perfeição em nenhuma fase da vida, para as gestantes a pressão e a cobrança é algo que prejudica a saúde mental da mulher e do bebê. Por ser uma fase de aprendizados, os erros sempre vão existir, mas é preciso saber lidar com eles e deixar as culpas passarem o mais longe possível do nosso pensamento.
Como não ser uma mãe perfeita trata das dificuldades e dos prazeres do cotidiano de uma mãe e oferece dicas valiosas de como cuidar da criança na hora do banho, como agir na hora de uma birra e, principalmente, como se manter inteira após um dia longo de jornada com os filhos.
O grande livro do bebê
A ansiedade é um sentimento compartilhado por todas as mamães de primeira viagem. Afinal é impossível não passar noites imaginando a carinha do filho, se ele vai ser saudável e como vai cuidar e educar esse novo ser humano.
Escrito pela pediatra carioca Thatiane Mahet, O grande livro do bebê é um manual que aborda vários temas relacionados à maternidade, como a transformação do corpo da mãe durante a gestação, a descoberta do sexo do bebê e os primeiros cuidados com o recém-nascido.
Assídua em congressos internacionais, a médica apresenta as últimas novidades em vacinas e tratamentos e desmistifica crenças e mitos que ainda podem rondar as mamães de primeira viagem.
Ricamente ilustrado com fotos e gráficos, o livro traz um bê-a-bá mensal para acompanhar os dois primeiros anos de vida, sendo uma ferramenta de auxílio para os progenitores.
60 dias de neblina
O título pode até lembrar um livro de romance, mas, na verdade, 60 dias de neblina trata da maternidade real através de uma coletânea de crônicas e palavras que narram o cotidiano da maternidade, trazendo conforto para um momento um tanto quanto conturbado: o puerpério.
Um livro emocionante que descreve com emoção, sensibilidade e bom humor o dia a dia dessa jornada sublime e, ao mesmo tempo, caótica, de ser mãe.
A leitura focada no maternar pode ser uma boa amiga para as mamães de primeira viagem, principalmente ao mostrar que não estamos sozinhas nesse universo surpreendente que é a maternidade. Se gostou das nossas dicas, que tal compartilhar esse conteúdo com outras gravidinhas? O blog Literama agradece!
Deixe um comentário