Dica de leitura: A segunda vez que te conheci

Por Viviane Fontes

Raul é narrador e personagem principal do livro A segunda vez que te conheci, de Marcelo Rubens Paiva. Tudo começa quando seu segundo casamento chega ao fim e ele passa por muitos questionamentos e reflexões sobre a vida, em um texto leve e delicioso que faz o leitor querer saber o final dessa história. Além de muito divertido, com doses de humor e sarcasmo, cada página virada traz a sensação de que você está ouvindo um grande amigo confidenciando suas aventuras. 

A segunda vez que te conheci é como um bate papo gostoso na mesa de um bar. 

Os amores e desamores, o ser e o não ser, as mudanças inerentes que ocorrem durante a vida e a maneira de viver uma nova vida, tudo isso depois de ver o segundo casamento chegar ao fim, pouco depois do primeiro. A tristeza da demissão depois de anos dedicado ao trabalho na mesma empresa. Os conflitos de interesses familiares. Tudo junto. Quem nunca passou por isso? 

Seguro de si, com certeza absoluta do que quer e o faz feliz, o jornalista Raul é obrigado a quebrar seus paradigmas e se reinventar ao descobrir que a tão sonhada promoção em uma revista conceituada de circulação nacional não aconteceria. Pior, vê um foca, como os veteranos chamam os novatos nas redações, assumir o comando da edição para a qual dedicou boa parte do seu tempo. 

Junto a isso é comunicado por Fabi, a segunda esposa, que o relacionamento chegou ao fim. Porém, não espera que ela saia de casa como Ariela, seu primeiro amor, que fez as malas e deixou com ele apenas os livros de filosofia e um sofá grande. Dessa vez quem saiu foi ele. 

Com apoio de velhos amigos num período de mudanças radicais, se instala no flat de um deles onde descobre, pouco depois, que o lugar é a casa de algumas garotas de programa. Durante os dias na piscina o jornalista observa a movimentação das moças que não desgrudam dos notebooks e celulares, que não param de tocar. Em pouco tempo, surgem novas amizades. 

A primeira é Carla, ruiva discreta que não se mistura com as outras e chamou sua atenção. Quase aposentada, é praticamente bancada por médico casado que goza de grande prestígio na sociedade, o típico cidadão de bem. Mesmo em uma situação privilegiada, a moça pega uns “bicos” para escapar do tédio. É numa dessas que Raul conhece o mundo da prostituição. A princípio, serviu como motorista, levando e buscando a moça aos locais combinados com os clientes e recebendo trinta por cento do valor cobrado por ela. 

Outra garota sabe, gosta da ideia e fez a proposta para Raul que, desempregado e precisando de dinheiro, aceita a oferta. Sem perceber, passa de motorista que ganha uma porcentagem para o agenciador, popularmente conhecido como cafetão. A rotina da redação agitada com notícias que mudam o mundo a todo instante dá lugar a novas descobertas, outras amizades e novas maneiras de ganhar dinheiro.  

Não bastassem as cutucadas do autor para uma reflexão sobre como vivemos, para apimentar ainda mais a narrativa, em meio a tantos conflitos, há um pequeno detalhe: Raul está envolvido em uma cena de crime, um homicídio que é exposto no início da leitura e desvendado apenas nas últimas páginas. 

Ao ler essa obra, o leitor faz um passeio pela rotina de dois mundos distintos e igualmente agitados e conhece um pouco sobre a rotina de um jornalista e a dinâmica no mundo do sexo profissional. O leitor também vai acompanhar os conflitos familiares e amorosos que variam do amor ao ódio de pessoas com vidas totalmente diferentes. Vai perceber as grandes transformações contemporâneas com o surgimento da internet. 

A segunda vez que te conheci mostra, em cada personagem, como a vida é dinâmica. Cada acontecimento transforma a vida das pessoas sem que, muitas vezes, elas tenham percepção e controle. Como disse, essa é uma leitura gostosa, quase um papo com um amigo íntimo, e bem divertida!

 

Gostou dessa dica?

Compre o livro pelo link abaixo e ajude o Literama a juntar um dinheirinho. 🙂

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!