Eu nunca li Moby Dick

Eu sei exatamente do que esse livro se trata. Talvez me lembre como termina – certamente sei como começa. Mas nunca o li. Nem vi nenhum tipo de filme a respeito.

Às vezes fico pensando se deveria tirar um tempo para ler os clássicos. Moby Dick, Dom Quixote, Dom Casmurro. Dom Casmurro eu li, no terceiro ano. Sei de tudo. Não lembro de nada.

Quando conheci todos esses nomes, era muito nova para apreciar uma obra de arte desse tamanho. Estava mais preocupada em ler outras coisas, não menos importantes, mas bem menos clássicas, com certeza: Diário de Biloca, Diário de Bridget Jones. Todo mundo que escrevia um diário, eu queria ler. Curiosíssima, com a vida das pessoas.

Mas, clássicos?

Será que preciso tirar um tempo da minha vida para ler os clássicos? De todas as línguas, todos os tempos? Há tempo pra isso? Há tempo para que eu descubra, nas linhas lá de trás, algo que não me foi dito até agora?

Existe alguma mensagem, nos clássicos, para mim?

Estou na casa dos 32, apaixonada por literatura, mas envergonhada por não ter conhecido os clássicos – e naquele dilema sobre se deveria, realmente, conhecê-los. É uma dúvida genuína e me consome.

Ler coisa antiga pode ser pura diversão, mas também leva um bocado para se entender. Outro dia li Macbeth, de Shakespeare, em inglês. Me diverti por boa parte da peça. A outra parte eu, simplesmente, não entendi. Estivesse em russo, teria surtido o mesmo efeito.

Será que estou pronta para entender os clássicos?

Imagine uma pessoa como eu, se tornando a escritora que sempre quis ser, e sendo perguntada em entrevistas sobre os grandes escritores. William, Miguel, Machado, Mary, Jane. Conheço pouco, ou quase nada, de todos eles. Talvez, se juntar o que sei de todos, não daria um inteiro.

Será que preciso mudar isso?

A resposta está em suas mãos: me sugira um clássico. Só um. O que você sugerir, vou ler e comentar. Mas só vale um que você também tenha lido, para que a gente faça um bate-bola. Talvez virtual, talvez real, com café e bolo.

Topa?

Mas tem pegadinha: se eu tivesse apenas um mês de vida, qual clássico você me indicaria e que não seria tempo jogado fora?

Fale a verdade.

Se eu confessei que nunca li Moby Dick, não há porque você se fazer de rogado/a e indicar a uma moribunda um livro chato, por mais incensado que seja.

07

(PS: não estou moribunda, é apenas parte do jogo.)

(PS2: bom, espero que não esteja, né? Nunca se sabe.)

 

Quer ler Moby Dick antes de mim?

Vai fundo no link abaixo e ajude o Literama a ganhar um dinheirinho. Ah! E, por favor, não dê spoilers. 😉

2 Comentários
  1. avatar image
    Iara at 12 de fevereiro de 2019 Responder

    Aí é que é difícil. Já li muitos, mas não saberia indicar somente um,mesmo para uma moribunda…sorry… quem sabe um dia possa te mostrar minha coleção de clássicos e vc mesma escolhe ?? tá feito o convite 😉

    1. avatar image
      Lais Menini at 12 de fevereiro de 2019 Responder

      Uai, não me faça esse tipo de convite não que eu vou, mesmo! Hahahaha 😉

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!