Meus votos de casamento

Ontem (16/06) completei meu primeiro ano de casada. Abaixo reproduzo, na √≠ntegra, o texto que fiz para meus votos de casamento. Foi muito bom reler e perceber que continua sendo tudo verdade. ūüėČ

***

√Č senso comum afirmar que em todo casal existe uma pessoa que sabe o que vem a seguir, e, no nosso caso, esse cara sou eu.

Antes mesmo de te ver pela primeira vez eu disse √† amiga que nos apresentou pela internet: eu vou me casar com esse guri. O dia de hoje, ent√£o, mostra o que todos j√° sabem: eu sou uma √≥tima vidente. ūüėČ

Mas ainda que eu não possa, realmente, prever o futuro, nosso casório é uma prova de que nós não jogamos para perder. Sempre soube escolher muito bem minhas batalhas, e você é a mais importante e duradoura de todas elas.

Por um acaso nos encontramos, nos conhecemos e nos gostamos, mas não é por acaso que hoje estamos aqui avisando aos familiares, amigos e governo que queremos ser uma nova família no mundo.

N√≥s constru√≠mos a estrada que nos trouxe ao 16 de junho de 2018 com todos os ingredientes que uma hist√≥ria de amor pede: alegrias, tristezas, d√ļvidas, persist√™ncia, romantismo, discuss√Ķes, conclus√Ķes e questionamentos filos√≥ficos sobre o ar, o mar e as coisas, para dizer o m√≠nimo.

Pavimentamos o caminho sem palavras v√£s, mas com atitudes concretas, que nos mostraram que o acaso estava, aos poucos, virando certeza.

Destino, talvez?

Acho que nunca saberemos.

O que sei é que estou muito feliz pelo rumo que as coisas tomaram e não poderia me sentir mais satisfeita com as escolhas que fiz.

Se, na minha adolescência, considerava um absurdo que alguém ficasse dois anos com a mesma pessoa, quanto mais oito, hoje penso que lá na frente, quando tiver passado dos cem e contemplar a vida em perspectiva, acharei que 80 anos ao seu lado passaram em um sopro.

Mas vamos viver o presente, porque a eternidade que tanto almejo só existe no agora.

E, no agora, você é a pessoa que escolho para preencher as primeiras linhas de uma longa carta de afeto.

Voc√™, Danilo, √© o grito de gol nos √ļltimos minutos, na final do campeonato.

Você é a boa notícia quando alguém está triste, o pastel com caldo de cana quando alguém está faminto e só tem cinco reais no bolso.

Você é o amigo que um pequeno príncipe encontra no deserto e o ensina a ser responsável por tudo aquilo que cativa.

Em uma jornada de nove temporadas sobre um pai contando aos filhos a história de como conheceu a mãe deles, você não é o pai, nem os filhos, e nem a mãe: você é a história.

Cheio de detalhes, emo√ß√Ķes e li√ß√Ķes de vida, voc√™ √© como uma m√ļsica de Elvis Presley, ou toda a trilha sonora de Guardi√Ķes da Gal√°xia.

Danilo rock show. ūüôā

Mas, acima de tudo, você, Danilo, é a minha esfera de quatro estrelas. Raro, poderoso e o primeiro passo de uma grande aventura por esse breve momento no tempo e espaço que nós chamamos de vida.

E, se você quer saber, acho que todos os deuses dos quais não acreditamos estão hoje torcendo fervorosamente para que essa aventura dê certo.

Mas, voltando à realidade, reunimos nossas famílias e amigos para nos prometermos algumas coisas para o futuro, então aqui vai minha listinha:

Prometo te deixar livre para voar, ainda que seus voos precisem ser alçados longe de mim.

Prometo estar contigo a cada pouso e decolagem em que minha presença for solicitada, mas prometo, acima de tudo, nunca cortar suas asas.

Prometo não rir do Atlético quando ele perder vergonhosamente, mas só por fora, porque por dentro eu estarei gargalhando.

Prometo nunca duvidar da sua intelig√™ncia e da sua bondade, e confiar em quaisquer decis√Ķes que voc√™ tome com essas duas ferramentas.

Seus conselhos, quando refletirem toda a grandeza dos seus sentimentos, também serão sempre bem-vindos.

Prometo nunca prometer algo que n√£o sei se posso cumprir.

E você achou que eu não ia falar de amor, hoje? Acho errado, otário!

Ele só não está na listinha porque não acredito que o amor seja uma promessa a ser cumprida, e sim algo a ser vivido.

O amor também não pode ser uma obrigação, uma dessas coisas que você tenta fazer dar certo só porque deu uma festa para falar sobre ele na frente das pessoas.

Meu amor por voc√™ √© t√£o inexplic√°vel que s√≥ consigo imagin√°-lo vivo dentro das minhas a√ß√Ķes.

Portanto, o que prometo é respeitar-te sempre, em todos os momentos, mas, principalmente, se e quando em algum deles me faltar paciência, serenidade ou até amor.

E prometo fazer o poss√≠vel, dentro das minhas condi√ß√Ķes humanas, para que nada disso falte.

Como tudo pra mim termina em m√ļsica ‚Äď e tenho uma tatuagem no cofrinho que prova isso ‚Äď, finalizo meu discurso matrimonial com os versos de uma can√ß√£o que ouvi, pela primeira vez, no nosso terceiro encontro.

Ela é de uma cantora mexicana maravilhosa, que se chama Julieta Venegas, e hoje me soa um tanto profética.

Traduzi, porque a m√ļsica √© em espanhol, com um tantinho de licen√ßa po√©tica:

 

Estou ansiosa por deix√°-lo livre

Desde o princípio até chegar no dia de hoje

Uma história eu tenho em mim para entregar-te

Uma história, todavia, sem final

 

Poderíamos nos dizer qualquer coisa

Inclusive darmos, para sempre, um sempre n√£o

Mas agora, frente a frente aqui, casados

Festejemos que a vida nos cruzou

 

Danilo Aroeira de Pinho Tavares

H√° tantos caminhos por andar…

Diga ‚Äúsim‚ÄĚ se quiseres andar comigo

 

7 Coment√°rios
  1. avatar image
    Vania at 17 de junho de 2019 Responder

    Mais vivida que você e, não necessariamente, mais sábia, só tenho uma coisa a dizer: você acertou!

    1. avatar image
      Lais Menini at 18 de junho de 2019 Responder

      Voc√™ √© mais vivida e certamente mais s√°bia que eu! ūüėČ
      Obrigada, Vaninha!

  2. avatar image
    Eliane at 17 de junho de 2019 Responder

    Maravilhoso. Que o dia 16 de junho de 2018 seja eterno na pureza de sentimentos e na certeza da caminhada.

  3. avatar image
    Pedro Luiz at 18 de junho de 2019 Responder

    Definitivamente esse não foi um casamento. Foi um Big Bang ! Isso que é amor. Estou terrivelmente apaixonado pela história de vocês. Há um ano atrás desejei felicidades , e hoje percebi que posso ter sido equivocado , pois ja eram felizes. Então eu deixo aqui a minha torcida é meu carinho pra Vocês.

    1. avatar image
      Lais Menini at 19 de junho de 2019 Responder

      E você foi muito importante para que esse dia fosse um sucesso, Pedro! Muito obrigada por tudo! Espero que possamos trabalhar Рe nos divertimos Рjuntos muitas vezes! Um beijo!

  4. avatar image
    Paty at 19 de junho de 2019 Responder

    T√ī num dia dif√≠cil hoje e vim aqui ler uma coisa bonita dessas… voc√™s s√£o lindos, gente. Que seja eterno enquanto bom e real… voc√™ fala de amor de um jeito que eu realmente posso acreditar, pois faz sentido. Beijo grande e obrigada por dar uma animada no meu humor ūüôā

Deixe um coment√°rio

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!