5 dicas para ler (muito) mais em 2022

A leitura é a saída para boa parte dos nossos problemas  – para não dizer todos. O que seria da ciência, da tecnologia, da medicina e da própria literatura se não fosse o livro, os textos avulsos, as apostilas, os relatórios de pesquisa e os conteúdos disponibilizados na internet?

Ler nos transforma em pessoas melhores, com mais senso crítico e com raciocínio mais rápido. E não é só isso! A leitura alimenta a alma e os sonhos, movimenta o cérebro, desperta a curiosidade e ajuda na construção de uma sociedade mais evoluída.

Mas a gente sabe que a realidade é um pouco diferente desse ideal. Pra começar, o livro ainda é um item de luxo, em um país como o nosso, onde falta comida na mesa de muita gente. Entre comprar um livro ou um pacote de arroz, não dá pra esperar que o livro seja a primeira opção.

Além disso, nem todo mundo tem o hábito de sentar em um lugar tranquilo e degustar de uma leitura prazerosa. Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas estão trocando o bom e velho livro  pelos jogos eletrônicos ou por conversas pelo celular.

Cada um faz o que quer, mas será que abandonar a leitura é a saída certa? Acho que não! Aliás, dá pra fazer de tudo: ler, jogar, conversar… é só criar estratégias para aproveitar o tempo e fazer de tudo um pouco. 

Se sua lista de espera de livros está longa e você precisa de motivação para tirá-la da estante, fique aqui! Selecionamos 5 dicas para ler muito mais em 2022. 

Escolha temas tenham a ver com você

Essa dica pode até parecer óbvia, mas nem toda leitura é prazerosa. Um livro que você considera chato pode te afastar da convivência harmoniosa com os livros. 

Quem trabalha e estuda muitas vezes se vê obrigado a ler conteúdos mais técnicos e aplicados a um ambiente específico, seja ele corporativo ou acadêmico. Há quem se identifique com esses tipos de temas, mesmo em um ambiente informal. Mas, para quem quer desenvolver o hábito da leitura, o interessante é escolher títulos com os quais você se identifica e consegue se conectar.

Gosta de filmes? Procure livros que se tornaram inspiração para o cinema. Mas, se esse não é um conteúdo que te agrada, existem inúmeros outros disponíveis, como autoajuda, culinária, ficção científica, espiritualidade e esportes, para citar apenas alguns. 

O fundamental é buscar por algo que desperte o seu interesse em continuar sempre lendo.

Teste inúmeros temas

Se ler temas com os quais temos afinidade é o primeiro passo para fortalecer o hábito da leitura, o próximo é variar os temas. Acontece que focar em um único assunto pode ser massante e fazer com que você enjoe do gênero, caso ele não seja o seu preferido. 

Sendo assim, diversifique! Tente ampliar seu repertório literário e parta em busca de novos conhecimentos. 

Por exemplo: se gosta de ler tudo sobre vinhos, esteja disponível, também, para a leitura de outros temas, como atualidades, biografias ou ficção. 

Leia no seu tempo

O gosto pela leitura pode ser adquirido aos poucos; não há razão para ter pressa. Se você ainda não tem esse hábito, ou faz tempo que não degusta de uma boa leitura, não precisa estipular uma meta inatingível e ler tudo de uma vez. Vá devagar e no seu tempo!

Minha dica: comece com cinco minutos e vá aumentando o tempo ao longo da semana. Logo você se tornará dependente da leitura, querendo a todo instante  avançar para os próximos capítulos.

Participe de clubes de leitura

A participação em clubes de leitura é uma motivação a mais para ler mais e de maneira diversificada. Geralmente são grupos de leitores com interesses em comum que definem um livro por mês ou a cada 15 dias. Ao final do período, os participantes se reúnem para debater a obra literária escolhida.

O interessante desse modelo é que cada integrante do clube passa a ver outras percepções  sobre o livro, ampliando não só o entendimento sobre o tema, mas, também, sendo estimulado a buscar mais conhecimentos em torno do assunto.

Minha indicação é o Coletivo Literário da Retipatia, da maravilhosa Renata Borges. Os livros são sempre demais e a Rê conduz como ninguém os debates literários.

Peça dicas de leituras

Se você não sabe por onde começar, peça dicas de quem ama ler e compartilhar as suas impressões sobre os livros. O Literama serve justamente pra isso! Nosso blog é voltado para quem gosta de conferir resenhas, dicas de leitura e outras novidades sobre esse universo encantador da literatura.

O que queremos de verdade é tornar a literatura atraente e acessível a todo mundo, sem as críticas elitizadas que permeiam o campo intelectual. O objetivo do Literama é construir publicações objetivas, simples e muito divertidas.

E, se você quiser uma dica personalizada de leitura, é só preencher esse formulário aqui que eu mesma vou sugerir leituras de acordo com seu perfil – gratuitamente. 

Quer ler muito mais em 2022? Venha navegar com a gente – e conte, aí nos comentários, o que você está lendo (ou quer começar a ler) nesse momento.

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!