Livros sobre livrarias

Esse texto está em constante atualização.

Me chama muito a atenção quando vejo um meio falando de si em um texto – ou, em outras palavras, quando se aplica no texto a linguagem metatextual. Sempre acho interessante quando me deparo com livros sobre livros, como é o caso de A Sombra do Vento (do qual já falamos, clique aqui para ler) e dos livros sobre livrarias.

Primeiro porque sempre dá uma vontade enorme de ter uma livraria enquanto a gente lê essas obras, embora o mercado livreiro, na vida real, esteja bem capenga. Mas tudo bem. Se vamos romantizar alguma coisa, que seja o empreendedorismo literário. Melhor isso do que romantizar escrotice de macho abusivo em filme que se pretende ser sexy…

Pensando nisso, resolvi criar aqui no Literama um espaço específico para as resenhas de livros sobre livrarias que eu for lendo ao longo da vida. Começo pela minha leitura mais recente, A pequena livraria dos corações solitários (que é uma trilogia, me parece) e sigo daqui.

Se você tiver sugestões diferentes das obras que estão aqui, mas que correspondem a essa pegada, deixe o nome nos comentários e me conte um pouco sobre o que te fez indicar esse livro.

Um dia eu ainda terei uma livraria, quero só deixar registrado. ;p 

A pequena livraria dos corações solitários (Annie Darling)

Esse é o primeiro volume de uma série e é bem fácil de ler. É cativante! Tem alguns pedaços bem forçados, mas que não comprometem o divertimento. 

Nele, Posy Morland herda de Lavinia, sua falecida chefe e mentora, uma livraria em declínio, e precisa fazer com que ela volte a ser referência em Londres. Junto à equipe, Posy define que vai fazer uma loja especializada em romances. O único problema é que Sebastian, neto de Lavinia, quer algo bem diferente: transformar o lugar, que está em sua família há cem anos, em uma livraria especializada em ficção policial.

Enquanto tenta lidar com essa ideia maluca, Posy escreve seu próprio romance, uma fanfic baseada em um relacionamento dela e Sebastian nos tempos da Regência, provando que toda livreira é, no fundo, uma escritora.

É muito difícil ler esse livro sem bater aquela vontade insana de ter uma livraria. No meu caso, eu faria exatamente como Posy e me especializaria em romances e comédias românticas. Amo!

Clique aqui para comprar este livro. Ele também está disponível gratuitamente aos assinantes do Kindle Unlimited (última atualização: janeiro de 2021).

Deixe um comentário

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!