Blog

Em 2020 eu vou…

meta para 2020

O Literama completou, em 1/1/20, um ano de história. Devo dizer que, na era dos booktubers, vídeos e stories eternos, escrever – sim, usando palavras! – em um blog é um grito de resistência. Tá, talvez eu esteja exagerando. ;p Talvez seja preciso seguir a corrente, fazer uns vídeos de vez em quando, entrar de …

A Sombra do Vento: uma ode aos livros

a sombra do vento

Uma das primeiras frases marcantes de A Sombra do Vento é: às vezes, só se pode ver bem nas trevas. Se, na vida real, 2019 comprovou a citação, na ficção não poderia ser diferente. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón é, acima de tudo, uma homenagem aos livros. Seu argumento, e todos os …

After e a pulsão sexual

Diversas vezes eu trouxe para esta coluna o que Hardin desperta em Tessa em vários sentidos – inclusive o sexual. Mas nunca me debrucei com afinco ao significado do que é este ato para ele. Embora já tenha vivido variadas experiências com muitas mulheres, com Tessa há uma diferenciação clara, uma ressignificação e um divisor …

It – A coisa: A obra-prima do medo

Em 2016, recebi um presente: um volume de It – A Coisa, de Stephen King, em “edição de bolso”. Nessa diagramação, o livro tem ~apenas~ 1.093 páginas. E meu volume era em inglês. Esse seria o primeiro livro de Stephen King, um dos meus autores preferidos, que eu leria em sua língua-mãe. Embora seja fluente …

Dica de Leitura: O Último Reino

Por Viviane Fontes

O que fazer quando você ainda é uma criança de apenas nove anos e vê seu mundo mudar radicalmente?  Num instante você está em casa com a família, protegido, alimentado, sendo educado e preparado para viver uma vida sossegada. No outro, perde tudo isso com a chegada de invasores que matam seu pai, seu irmão …

Outros jeitos de ler Rupi Kaur

Por Patrícia Cozer

Li o livro de Rupi Kaur em 40 minutos, antes de dormir. Sério. Não porque seja curto ou eu estivesse com pressa de acabar. “Outros jeitos de usar a boca” é um livro minimalista, mas envolvente o suficiente para que você não queira parar, assim, de repente. Ou pelo menos foi essa a impressão que …

Entre surtos, terapia e um certo livro

Por Patrícia Cozer

Em setembro de 2017 pedi demissão de um emprego certinho e estável para arriscar a vida como escritora freelancer e caí num abismo, com direito a muito chororô, terapia alternativa e questionamentos que iam desde “o que eu tô fazendo com a minha vida” ao “acho que agora vai dar certo”. A terapeuta da vez …

Assine a newsletter!

Deixe seu e-mail e você receberá o Literama em sua caixa de entrada!